Cassiana Tardivo

Consulte !
Ensine-os a dizerem o que estao sentindo

Ensine-os a dizerem o que estao sentindo

  • 24 de outubro de 2017

Ensine seu filho a dizer o que sente!

Pode parecer um bicho de sete cabeças, mas não é! Nós precisamos ensinar nossos filhos a dizerem o que estão sentindo.
Mas como fazemos isso? Primeiro damos nome aos sentimentos, fazemos isso mostrando pelo comportamento deles e nossos, o nome de cada um.

  1. Diga o nome dos sentimentos diante das diversas situações cotidianas, diga e nomeie quando estão tristes, irritados, felizes, com medo, inseguros, quando agem com coragem, quando agem com máintenção, quando estão satisfeitos, quando estão com preguiça, enfim, comece ensinando o nome de todos os sentimentos diante das situações.
  2. Ajude-os a reconhecerem os sentimentos que estão tendo. Às vezes num momento de ira, fale com amor: “Se acalme, porque isso que você está sentido é ira, raiva e nós conseguimos controlar isso respirando fundo”.
  3. Ensine a agirem diante desses sentimentos, isso é ter autocontrole, ter domínio próprio e desenvolver uma inteligência emocionalmente saudável. Desequilíbrio emocional não é uma virtude e podemos ensinar nossos filhos serem equilibrados.

Entenda algo, o ser humano é inteligente, por isso é capaz de desenvolver um comportamento socialmente aceitável. Nós mudamos, nos transformamos, aprendemos… ninguém é assim e assado e incapaz de mudar. Ninguém nasce com uma marca imutável de algo ou algum comportamento que não consegue mudar nunca… Todos conseguimos SIM, nos transformarmos e aprendermos diante das situações.

Muitos pais têm e ensinam seus filhos a terem a “Síndrome de Gabriela” (texto de JorgeAmado e musica de DorivalCaymmi), sabe qual é ? “Eu nasci assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim, Gabriella…”
Se seus filhos fossem incapazes de aprender porque deveriam ir para escola ou ter pais ??!!

Pense nisso, ensine seus filhos o nome dos sentimentos a darem nome ao que sentem e mais importante, a terem uma ação assertiva quando sentirem algo.

O que fazer quando estou com medo, quando estou triste, quando estou com raiva, quando tenho saudade ?

Seja e ensine a serem emocionalmente saudáveis !