Cassiana Tardivo

Consulte !

Orientação clara é fundamental aos filhos

  • 27 de novembro de 2017

Qual pai, mãe ou cuidador de uma criança nunca ficou inseguro sobre que decisão tomar ou qual orientação dar ? Todos nós nos sentimos por vezes indecisos. Mas algo que não nos dá dúvidas é que as crianças precisam de ORIENTAÇÃO!
Todas elas desenvolvem sua aprendizagem, seu caráter, suas crenças e valores fora do útero, nada disso vem determinado em nosso DNA. É por isso que se forem abandonadas morrem também, crianças precisam de cuidadores, precisam de ser alimentadas, cuidadas em sua saúde, amor, afeto e muita ORIENTAÇÃO.
A falta de qualquer uma dessas coisas gera prejuízos físicos, psíquicos, emocionais.
Toda ORIENTAÇÃO deve ser dada sempre pautada no amor e respeito isso é fundamental !!! Mas ORIENTAÇÃO NÃO PODE FALTAR.
Adultas, quando forem maduras em seus aspectos neurológicos, físicos, emocionais saberão e poderão tomar qualquer decisão! Se aprenderam comer carne poderão decidir ser vegetarianas, se aprenderam se comportar x poderão decidir se comportar y, se aprenderam usar blusa de frio poderão decidir passar calor… Adultas poderão fazer as escolhas que desejarem e terão o amor de seus pais e cuidadores se a base for sempre o amor e respeito.
Mas enquanto crianças elas precisam ser ORIENTADAS!
Deixar de orientar, ou dar orientação dúbia, confusa, inadequada ao cérebro infantil e inadequada a sua fase de desenvolvimento é NEGLIGÊNCIA! Dar orientações ou pensar que ela podem decidir sobre coisas abstratas das quais não podem inferir ou calcular as consequências é negligência! Dar a criança o que ela ainda não está pronta a decidir ou pensar é induzi-la a confusão e negligenciar segurança emocional e psíquica. É com dar ao bebê uma carne para mastigar, simplesmente ainda não é o tempo.
Por isso não aceite qualquer idéia, teoria, filosofia que diga que crianças podem decidir sobre quaisquer coisas . Duvide das idéias que negam orientação as crianças ou dão de forma dúbia.
Elas só serão felizes, realizadas, plenas, se forem orientadas de forma segura, certa, clara e direta e souberem que passo a passo ao longo de seu desenvolvimento terão pouco a pouco ampliada sua consciência e poderão na maturidade tomarem suas decisões e essas serão respeitadas.
Cassiana Tardivo